terça-feira, 11 de novembro de 2008

Lixo reciclável? Se-pa-re de ser trouxa

Com certeza reciclar lixo sai mais caro que utilizar recursos da natureza em fabricação de novos produtos mas nós temos consciencia ambiental e sabemos que a reciclagem, atraves de cooperativas, pode gerar muitos empregos.

Eu, embora seja fã número 1 dos cuidados com o planeta em geral, desisti de separar lixo aqui em casa quando reparei que a faxineira do prédio jogava tudo no mesmo lugar e o mesmo caminhão que pegava massacrava o troço misturando o que eu tinha separado. Aí me aconselharam a comprar as sacolas plásticas coloridas: marrom ou preto para orgânico, vermelho para plástico, amarelo metal, verde para vidro, azul para papel, conforme minha filha de cinco anos está me ditando, mas sabe quanto custa um pacote com 10 sacos 50 litros desse tipo? R$ 20,00.

Separar lixo é fácil, saber o destino deles, mais ou menos, ter certeza que mais de 80% do que deveria ser reciclado vai parar em lixo orgânico é culpa de todos nós. Aí vem as empresas privadas querendo fazer a sua parte na sustentabilidade e colocam em seus estabelecimentos as famosas lixeiras separadas, cada qual com sua cor para que o lixo se destine ao lugar certo. Pois bem, o shopping Palladium, conforme mostra a foto, pega tudo que você separa e soca dentro do mesmo pacotão, vai tudo pro lixão, vai tudo pra caximba. Imagine quantos mais não fazem isso? E você faz sua parte, pega a bandeja, joga papel no papel, resto de comida em orgânico...heheh, que piada, sei que não faz isso, mas pelo menos não tem ação de marketing em cima disso.




Imagem tirada com meu celular dos funcionários do Shopping Palladium despejando o lixo que deveria ser separado tudo no mesmo carrinho. Para onde é que isso vai?

4 comentários:

Anônimo disse...

No meu prédio funciona bem!
Lixeiras separadas dentro e fora do condomínio e a colaboração dos moradores já fazem nossa parte. Que é o que importa.

Anônimo disse...

Mesmo com esses casos, é importante cada um fazer a sua parte. Um dia, quem sabe, as coisas mudem e os trouxas será o nome de quem não o faz. todo mundo acha q esse papinho de lixo, agua, meio ambiente é balela?! aguarde as proximas decadas...

Unknown disse...

Por mais difícil que esteja uma situação, não se deixe influenciar pelos outros, pois cada um tem que fazer a sua parte, um dia essas empresas e até mesmo nós sentiremos tanto no ambiente que nos rodeia quanto no bolso, o preço de não cuidarmos do bem mais precioso "nosso planeta". Não desanime diante de uma falha, alegre-se diante de uma determinação.

Fritz Jr. disse...

A coleta seletiva é simples, o problema é na divulgação de informações precisas quanto a como proceder. Por exemplo, no meu bairro o caminhão de lixo reciclável passa nas segundas, quartas e sextas, após as 15:30. Como eu descobri? Sem muita dificuldade. Apenas liguei para a PMC (156) solicitando informações.
Sugiro que você faça o mesmo, pois assim você garante que o lixo reciclável que você joga (agora talvez nos dias errados) tenha seu destino correto.
O que não lhe sugiro fazer é deixar de lado um hábito sadio em detrimento de maus exemplos.